Como se faz...
Como se faz...

Veja também Faqs, Forum e Como Se Faz da HP49...


Como se faz...  
1- meu primeiro programa 
2- para copiar e mover um programa 
3- para jogar o Caça-minas (MINEHUNT
4- para ver uma figura
5- para fazer uma  animação
6- para ver uma equação no  EQUATION WRITER 
7- para chamar uma equação para o EQ WRITER 
8- para fazer a  HP48 tocar música 
9- para transferir por infravermelho
10- para usar IF THEN ELSE
   
11- para ordenar  VARs em ordem alfabética
12- para apagar variáveis como EQ,PPAR, e EXPR 
13-  para fazer, ver e editar uma figura 
14- para apagar os números 1,2,3,4,5 do topo da tela 
15- para fazer um comentário nos programas 
16- para plotar uma função não contínua  
17- um alarme que aparece em tela cheia 
18- para apagar uma figura 
19- para instalar uma LIBRARY (LIB) 
20- para apagar uma LIBRARY (LIB)
   
21- quando aparecer  OUT OF MEMORY 
22- para editar e transferir um texto 
23- para usar DEBUG 
24- para personalizar teclas e teclado 
25- para encontrar uma raiz próxima a um número
26- converter unidades
27- um programa que chame outro programa 
28- um programa com os nomes UP,PPAR,IOPAR 
29- a HP mostrar 3.1415926... em vez de pi  
30- para testar um  LIBEVAL ou SYSEVAL
   
31- para se livrar do RPN 
32- para usar o menu CST 
33- para escrever em minúsculas 
34- para resetar a calculadora 
35- e o que se faz quando a HP48 trava 
36- para achar o determinante de uma matriz  
37- para fazer e editar LIBs 
38- para achar a área sob uma curva  
39- para converter decimal para fração 
40- para resolver integrais mais rápido


Legenda:
 

  seta esquerda
  seta direita
  seta para cima
  seta para baixo

Shift direito

Shift esquerdo

[ AZUL ] - Teclas de teclado

[ VERMELHO ]  - Teclas de menu

[ MAGENTA ] - Teclas do Shift esquerdo

[ VERDE ] - Teclas do Shift direito

[ CORAL ]
- Exemplos

PRETO COM NEGRITO -   comandos digitados

Coisas tão fáceis que até meu cachorro sabe! 



1- Como fazer meu primeiro programa 
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Siga os passos a baixo:
 

a) Pressione  [ - ]
Você está agora no modo de edição (PRG editing mode).
Aparecerá
<<
>>

no nível 1 e PRG no topo do visor .

b)pressione  [DEL] ou digite CLEAR em letras maiúsclas.
Aparecerá
<<CLEAR
>>
 
no nível 1

c)Pressione [ENTER] , para colocar no nível 1

d)Digite 'P1' ,pressione [ENTER] e pressione [STO]. Use ta tecla [ ' ] para escrever o apostrofo '
Você está agora gravando o programa na VAR P1.
Aparecerá P1 ,na  VAR A, do menu.
(este método permite que você não perca o seu programa ,
caso pressionar [CANCEL] acidentalmente.)

e)Digite 'P1'  [ENTER]  [EDIT]
(or pressione [ ' ] e depois  A  [ENTER]  [EDIT])
Você está agora editando o programa gravado.
Aparecerá 
<<CLEAR
>>
 
no nível 1

f)Digite <<CLEAR " ENTER A" " " >>
(Pressione [ - ] para escrever  " " (aspas duplas)
e escrever palavras)

g)Digite <<CLEAR " ENTER A" " "  INPUT OBJ>>
(pressione [ PRG ] [ TYPE ] [ OBJ ] para escrever  OBJ)

h)<<CLEAR " ENTER A" " "  INPUT OBJ A>>
(lembre-se que há um ESPAÇO entre    e A; pressione [ 0 ] para )

j)continue digitando:
' LN(A)' EVAL>>

k)Pressione [ENTER]

l)Pressione P1 no menu (geralmente a tecla [ A ] ).
O programa deve retornar o logaritmo natural de um número
 
 
 

O programa visto 
depois de terminado

  
e rodando  

m) Testando o programa:
Para  5 ele deve retornar 1.60943791243
Para  12 ele deve retornar  2.48490664979



2- Como copiar e mover um programa
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Copy: duplicar um programa.
Move:apenas mudar o nome do programa ou colocá-lo em outro diretório.

 

a)Copiar ( ou duplicar ) um programa

Pressione [MEMORY] [CHOOSE]

Aparecerá um nova tela
Preencha o espaço em branco digitando o novo nome e [OK], no menu

b)Copiar um programa para outro diretório

Pressione [MEMORY] [COPY]

Aparecerá um nova tela
Preencha o espaço em branco digitando o nome do diretório
(o endereço do diretório ) e pressione [MEMORY], no menu

Também é valido fazer o seguinte:

Pressione [MEMORY]  [COPY]
Aparecerá um nova tela
Pressione  [CHOOSE]

Use as setas    ou   para escolher o diretório e  pressione [OK], no menu.
Pressione outra vez   [OK], no menu, para executar.


3- Como jogar o Caça-minas (MINEHUNT)
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a) Pressione  [EQ LIB] [UTILS][MINE]

b) Use aas teclas em formato de setas [ 4 ] ou [ 6 ] para mover na horizontal, [ 2 ] ou [ 8 ] para mover na vertical ou [ 1 ], [ 3 ], [ 7 ] ou [ 9 ] para mover na diagonal.

Pressione [STO] para fazer uma pausa no jogo.
Reinicie o  MINEHUNT pressionando [ MINE ] , no menu

Pressione [STO] você para o MINEHUNT e pode contunuar jogando depois..
Isto permite a você parar o jogo para usar outras funções e comandos .

Criando uma VAR com o nome Nmines ( N maiúscula e mines em minúsculas )
e gravando um número dentro desta VAR, é possível definir o número de minas do jogo.
O menor número é zero e o maior 64.

Se o número gravado em Nmines for menor que zero as minas se tornam visíveis.

Apague  Nmines para voltar ao valor inicial de minas, que é 20 

 Exemplo:

-32 [ENTER]
' Nmines'  [ENTER]  [STO]

Isto define o número de minas como sendo 32 minas visíveis e nenhuma invisível no  MINEHUNT
(veja a figura).

Pressione [EQ LIB] [UTILS][MINE] para começar  novo jogo.


4-Como ver uma figura 
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a) chame a figura para a pilha operacional pressionando a VAR onde ela estiver gravada 

b) Digite PICT STO PICTURE e pressione [ENTER]

 


5- Como fazer uma animação
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A HP48 faz animações mostrando uma figura depois de outra continuamente.
Primeiro é preciso gravar várias figuras na memória 
Veja COMO SE FAZ  - 13

Vamos supor que você já tenha as figuras, as quais estão gravadas com os nomes  G1 G2 e G3.
Faça o seguinte programa:

« ERASE G1 G2 G3
{ 3 { # 0d

# 0d } .2 0 }

ANIMATE CLEAR

»

Lembre-se que  0d é  zero e a letra d  é minúscula e que os comandos são  em letras minúsculas.


6- Como ver uma equação no Escritor de Equações (EQUATION WRITER)
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a)Coloque a equação no nível 1
b)pressione  [EQUATION]   [RCL]

Exemplo:
Digite:

a) ' 2*LN(3*X) + SIN(X)/X '  e pressione [ENTER]
(a equação aparecerá no nível 1)

b)pressione [EQUATION]   [RCL]
e a equação aparecerá grande no visor.)


7-Como chamar de volta uma equação, da pilha operacional (STACK) para o 
Escritor de Equações (EQUATION WRITER)

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a) coloque a equação na pilha operacional (STACK)
b) pressione:  [EQUATION]   [RCL]

Exemplo:
Chamar ou a expressão 
y=sin(x)/x para o equation writer

a) coloque na pilha operacional :
' SIN(x)/x ' ( não esqueçao o   ' , a tecla [ ' ] perto da tecla  [STO])

b)pressione:  [EQUATION]   [RCL]


8-Como fazer a HP48 tocar música 
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É  possível fazera a HP48 tocar música usando o comando BEEP.
É preciso também conhecer as notas musicais e suas freqüências.

Exemplo:
1400 .3 BEEP emite um som de   1400 Hz durante 0,3 segundos

Sabendo as freqüências das notas musicais é possível fazer a HP48 tocar música
executando o comando BEEP. 

Exemplo:

Ode a Alegria, de Beethoven

Esta música tem as seguintes notas:

MI MI FA SOL SOL FA MI RE DO DO RE MI FA RE RE

Na HP48, isso pode ser escrito da seguinte forma:

<< -56 CF

326 .3 BEEP 326 .3 BEEP 347 .3 BEEP 391 .3 BEEP

391 .3 BEEP 347 .3 BEEP 326 .3 BEEP 588 .3 BEEP

522 .3 BEEP 522 .3 BEEP 588 .3 BEEP 326 .3 BEEP

347 .3 BEEP 588 .3 BEEP 588 .3 BEEP
>>

Noptas e freqüências:

Notas

freqüências (Hz):

MI 326
FA 347
SOL 391
LA 435
SI 489
DO 522
RE 588
MI 652
PAUSE: .3 WAIT


9-Como transferir por infravermelho
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Preliminares:

Coloque as calculadoras, com o   de frente um pro outro.

1-Na HP que está enviado dados :
a)pressione  [I/O] e pressione [OK], no menu

b)pressione [CHOOSE] no menu

c)use CHK e marque as  VARS que deseja mandard.

d)pressione [OK], no menu.
(aparecerá uma nova tela)

e)pressione [SEND], no menu
 

2-Na  HP que está recebendo os dados:

a)pressione  [I/O] e pressione  para acessar o  receber de HP 48

d)pressione [OK], no menu.


10- Como usar  IF THEN ELSE
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Sintaxe:

IF clausula THEN rotia1 ELSE rotina2 END

A melhor maneira de entender é vendo o exemplo abaixo: 

Exemplo 1:

<<IF 'x>0' THEN "X for positivo" ELSE "X não é positivo" END>>

Exemplo 2: 

<<IF 'A= =5 AND B>0' THEN 'A-B' ELSE 'B-A' END>>


11- Como ordenar VARs em ordem alfabética
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Digite VARS  SORT  ORDER e pressione [ENTER]
 


12- Como apagar variáveis como  EQ, PPAR e EXPR.
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Crie uma lista, usando { }, e pressione   [PURGE]
Também póde ser usado  TVARS.
 
 

Exemplo 1: { PPAR EQ EXPR } [PURGE]

Exemplo 2: 5 TVARS  [PURGE]

O Guia do Usuário, no apêndice H, lista o código de cada tipo de  VAR.
 5 TVARS lista todas as listas numéricas do diretório atual.

 

 


13- Como fazer, ver e editar um a figura
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1-Fazer:
a) Digite ERASE e pressione[ENTER]; pressione  [PICTURE] [ENTER]
b) pressione [EDIT] e marque  DOT+ or DOT-. Use as teclas em forma de setas  
e outras teclas do menu para desenhar
c) Quando terminado  [STO][ENTER] [CANCEL]
d) Aparecerá in na pilha operacional algo semelhante a
Graphic 131 x 64
(1.6,-.3)
e) pressione [DROP]
f)Digite 'graphname' e pressione [STO] para dar um nome ao GROB

2-Ver

a)Pressione a VAR onde a figura está armazenada
b)Digite PICT STO PICTURE e pressione [ENTER]

3-Editar

a)Pressione a VAR onde a figura está armazenada para colocá-la no nível 1

b)Digite PICT STO PICTURE e pressione [ENTER]  (a figura aparecerá na tela )

c)pressione  [EDIT] , no menu.

d)Use as teclas de menu e as telas em forma de setas e edito como desejar


14- Como apagar os números  1, 2 , 3 , 4 e 5
que aparecem na parte superior do visor 
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O numero "1" gralmente aparece quando se roda um programa da TEACH library.

A TEACH library é um tutorial da HP48 que é ativado ao se digitar s TEACH.
Em especial, um programa chamado APLY localizado em HOME EXAMPLES PRG APLY
pode fazer aparecer o número 1 no topo do visor.

Para se livrar dele digite 
1 CF e pressione [ENTER]

Para apagar mais de um deles, se estiverem visíveis, crie uma lista e  pressione [ENTER]

EX:
{ 1 2 3 4 5} CF  [ENTER]


15- Como fazer um comentários em programas
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Sei um jeito mas é restrito.

Use { string } CLEAR
Exemplo:
<<

{POr  Ogro Vermelho - 1998} CLEAR

" " "Entre um número " INPUT OBJ  A

<<............... ................
........................
............

>> >>

Funciona bem, na primeira linha do programa
 


16- Como fazer o gráfico de uma função não contínua
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è possível fazer isso usando um programa com os comandos IF...THEN... ELSE... END
escrevendo-o no campo FUNCTION

Exemplo:

Fazer o gráfico da função:

Y=sin(X) , se X>0

Y= X+2, se X<0

a) Pressione [ PLOT ], para acessar o ambiente PLOT

b) Escreva o programa:
<<IF 'X > O' THEN 'SIN(X)' ELSE 'X + 2' END>>
no campo FUNCTION

c) Pressionando [ERASE] [DRAW], no menu aparecerá,


17- Como fazer um alarme com mensagem na tela inteira?
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Crrie um  programa e escreva o nome do programa
no campo  MESSAGE do SET ALARM

Exemplo:

Crie o arquivo:

<< CLLCD
" THIS IS A TEXT"

1 DISP 1 WAIT

1400 .1 BEEP 1400 .1 BEEP

1400 .1 BEEP 1400 .1 BEEP

>>

e dê a ele o nome  TEXTO

Escreva TEXTO no campo MESSAGE, defina TIME, DATE e REPEAT como desejar.

Pressione [ON]  [4] simultaneamente e depois solte para parar.

Ver figura:


 
 


18- Como apagar uma figura
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a)Digite ERASE e pressione [ENTER]

b)Pressione   [ PICTURE ] para ver se a figura foi apagada.
If the display is blank the picture was deleted
 

Ou pressione   [ PICTURE ] e [ ERASE ] ,no  menu


19- Como instalar uma Biblioteca (LIBRARY ou LIB)
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a)Transfira a VAR relacionada com a  LIB para a  HP48.
Use o Kermit, HP48Explorer ou another
b)Aparecerá no display a palavra LIBRARY, um nome e um número.
c)Digite zero entre  : : seguido do nome da  LIB e pressione [ENTER]
d) desligue a calculadora
e)ligue a calculadora
f) Você verá que ela vai demorar alguns segundos para ligar.
Isto é porque ela está instalando a LIB

Exemplo:

Instalar a biblioteca FROGII

1- Depois de transferida para a HP48 ela aparecerá no níevel 1 como:
LIBRARY 777:FROGII...

2-Digite :0:777 [ENTER]
Aparecerá na pilha operacional
0:777

3-Pressione [STO]

4-desligue e depois ligue a HP48
 
5-Acesse o ambiente  LIBRARY usando  [LIBRARY]  

para confirmar se a LIB foi instalada 
 


20- Como apagar uma  LIBRARY (LIB)
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Preliminares:

Pressione:
[LIBRARY][PORTS][:0:] para ver o número de identificação da LIB (LIB # ID).

1- Escreva :PORT: LIB # ID na pilha operacional.

2- Pressione  [PURGE].
 

Se aparecer a mensagem: object in use repita

:PORT: LIB # ID   [LIBRARY] [DETACH], no menu,
até que esta mensagem não mais seja mostrada quando
os passos 1 e 2 acima são executados.

Continue digitando :PORT: LIB # ID  [PURGE]
 

Exemplo:

E tenho 4 LIBS na HP48 e quero apagar a LIB # 777

Faça o seguinte:

1-  [LIBRARY][PORTS][:0:]
aparecerá no menu:
[777][908][567][875][   ][   ]    (porque ha  4 LIBS na memória)

2- Digite:  :0:777 e pressione [ENTER]

3- Pressione [PURGE]

Se aparecer a mensagem: object in use repita

:0: 777   [LIBRARY] [DETACH], no menu,
até que esta mensagem não mais seja mostrada quando
forem executados os passos 1,2 e 3.

Continue digitando :0: 777  [PURGE]

4- Faça o seguinte::
[LIBRARY][PORTS][:0:]
para ver se a LIB foi apagada ou não.


21- O que fazer se minha calculadora apresentar um OUT OF MEMORY
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É  preciso apagar alguma coisa para liberar memória .
Esta é a mensagem padrão de falta de memória (OUT OF MEMORY)

A  HP48 mostrará a você alguns programas a serem apagados
Pressione YES  se quiser apagar ou ou NO para não apagar nada.
Comece apagando "strings", PPAR ,EQ,IOPAR...
e outros de pouca importância

Apresentamos a seguir uma maneira fácil de fazer a HP48 entrar em falta de memória
(OUT OF MEMORY). Este programa somente é útil  para estudar a situação de  OUT OF MEMORY.

Faça o seguinte:

<<1 50000 FOR A " HP 48 IS COOL" NEXT>>
e rode este programa para fazer a HP48 entrar em  OUT OF MEMORY.
Depois de alguns segundos a HP48 emitirá um bip e mostrar no visor a figura acima.

Atenção!
Toda memória pode ser perdida.
Aconselho que se faça um back up da memória antes de executar este programa.
Se você não tiver certeza, não rode o programa.

 


22- Como editar e transferir um texto
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Transfeerir
Um texto é um programa como qualquer outro
Para trasferí-lo use  [I/O]
Veja detalhes em  Como se faz- 09

Editar e gravar
a)pressione [ - ] para escrever os  << >>
b)[ - ] (para escrever aspas duplas) <<"  ">>
c)pressione [a] ou  ([a][a] de acordo com a flag em uso) e digite as palavras
d)Digite 'nomedotexto' e pressione [STO] para gravar

Veja  Como se faz -33 para escrever em letras minúsculas 
e Como se faz - 01  para saber como gravar
 


23- Como usar o DEBUG
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1-Coloque o programa no nível 1

2-pressione [PRG] [NXT] [RUN] [DEBUG] [SST] e pressione [SST]
tantas vezes quantas forem necessário.
 


24- Como personalizar o teclado
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sintaxe: { " CONTENT  " KEY NUMBER} STOKEYS

Exemplo:

Gravar a cadeia de caracteres "I LOVE HP48" na tecla  A

Faça o seguinte:

{ " I LOVE HP48" 11.1} STOKEYS [ENTER]

Pressione    [USER] e depois pressione A, para executar

Pressione  [MODES][DELKEYS], para desabilitaras as teclas

Nota:
Também é possível usar uma equação, plinômio ou um fragmento de programa em vez de uma string
11.1 é o endereço da tecla A. Cada tecla tem seu próprio endereço. 
Você os encontra no capítulo 30 do Guia do Usuário.
Procure por personalização do teclado (customizing keyboard).


25- Como encontrar uma raiz próxima a um número numa função
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a)Pressione  [EQUATION] e acesse Solve Equation
b)Digite a equação no campo EQ
c) digite um valor próximo ao da raiz que deseja encontrar 
d)pressione [solve], no menu

Exemplo:

A equação 'SIN(x)' possui infinitas raízes.
Como achar a raiz mais próxima de 3?

a)Pressione  [EQUATION] e acesse Solve Equation
b)Digite 'sin(x)' no campo EQ
c)Digite 3 (o número que se deseja calcular a raiz  mais próxima),
no campo dos X.

Veja a figura,

d) então pressione  [SOLVE], no menu

Aparecerá 3.14159265359, no lugar onde foi digitado o 3, no campo da variável independente.

O valor 3.14159265359 é o valor da raiz mais próxima a 3, para esta função.


26- Como converter unidades
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a)pressione [UNITS] para acessar o ambiente Units.
b)escolha, no menu, o diretório de unidades que deseja converter
c)digite um número na pilha operacional
d)pressione a unidade desejada,no menu.
e)pressione  [UNIT YOU WISH CONVERT], no menu.

Exemplo:

Converter 36.5 graus Celsius para Fahrenheit.

a)pressione [UNITS] para acessar o ambiente Units..
b)pressione [NXT] e depois [TEMP], no menu
c)digite 36.5 e pressione [oC], no menu
Vai aparecer  36.5_oC no nível 1
d)pressione  [oF], no menu

Resultado: 97.7_[oF]


27- Como fazer um programa chamar outro programa
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É fácil.Tudo o que é preciso é colocar o nome do programa a ser chamado,
dentro do programa que irá chamá-lo.

Por exemplo:
Queremos fazer um programa que chama um outro programa que emite um bip.
Primeiro temos que fazer os programas:

PROG1 - este programa vai chamar o outro
PROG2 - este é o programa que vai ser chamado.

PROG1:
<< CLEAR "CHAMANDO" PROG2>>

PROG2:
<1400 .1 BEEP>>
 
 
 


28- Como armazenar um programa com um nome reservado como  UP,PPAR,IOPAR,etc
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Use letras minúsculas em vez de maiúsculas no nome doprograma
O nome do programa aparecerá no menu e a diferença não será percebida,
pois todas as letras dos menus são maiúsculas.

Exemplo:
Grave um programa para acessar o diretório superior com o nome  UP

a) fazendoo programa: << UPDIR >>
b) digitando e gravando: 'up' [STO]  
 


29- Como fazer a HP48 mostrar 3.1415926 em vez de PI
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Pressione

[MODES] [ FLAG ]

 defina o indicador (flag) 02   -02 CONSTANT NUM


30- Como testar um LIBEVAL ou SYSEVAL
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Digite o número do LIBEVAL ou SYSEVAL.
Digite também SYSEVAL ou LIBEVAL e pressione [ENTER]

Exemplo:

#A3009h LIBEVAL [ENTER]
É  LIBEVAL para   [MEMORY]

#30794h SYSEVAL [ENTER]
É o  SYSEVAL para  VERSION

Atenção:
A memória pode ser toda apagada acidentalmente se um SYSEVAL ou LIBEVAL 
errado for executado.

 


31- Como se livrar do RPN
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Usando o  Equation writer.

Exemplo:

Execute: 2+4+5+8+9-7
Pressione  [EQUATION] parta acessar o ambiente EQUATION,
digite a expressão e pressione [ EVAL ]

A HP48 possui um tutorial com um programa que converte  de algébrico para  RPN

a) digite TEACH e pressione [ENTER]
b) daparecerá  [EXAM] no menu; pressione esta tecla
c) pressione agora  [PRGS], no menu e aparecerá uma VAR chamda  [->RPN]

Você  pode usar   [->RPN] para converter de algébrico para tRPN

Exemplo:
a) digite '2 + 3*5'  no nível 1e depois pressione 1 [->RPN]
b) aparecerá o resultado {2 3 5 * + }
que é a expressão, em RPN para 2+3*5
c) pressione [ EVAL ] para ver o resultado numérico

 


32- Como usar o CST
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Crie uma lista dos programas que deseja ter nomenu CST
e armazene-os em CST.

Exemplo:

Quero gravar no menu CST as seguintes VARs:

VAR1 VAR2 VAR3

Faça o seguinte:

{VAR1 VAR2 VAR3} 'CST' [ STO ]

Aparecerá a VAR CST nolado esquerdo do menu.
Prssing [ CST ] you will see, no menu, the VARS you stored
 

Faça o seguinte:

'CST'  [PURGE]  caso queira apagar o menu CST.
 

 


33- Como escrever em letras minúsculas
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1- Pressione   (e escreva o que quiser)
se você estiver usando   para ativar  (teclado alfanumérico)

2- Pressione   (e escreva o que quiser)
se você estiver usando   para ativar  (teclado alfanumérico)

 


 

34- Como resetar a calculador
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Na parte de trás da HP48 há 4 pequenos pés feitos de borracha preta.
Virando as borrachad para sua face
remova o pé de borracha, que fica na parte superior, do lado direito, e você verá um pequeno orifício.

Insira um pino e pressione.

Sua HP vai ser resetada e toda a memória vai ser apagada

 


35- Como se faz e o que se faz quando a HP48 trava 
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Isso acontece geralmente quando se está testando alguma  LIBEVAL
ou algum SYSEVAL ou quando se coloca as pilha com os pólos invertidos.

a)pressione [ON] [ C ]

b)ou pressione [ON] várias vezes

c) se o problema persistir use o botão de reset (RESET BUTTON) que está na 
parte de trás da HP48, sob o pé de borracha localizado no canto superior direito.
Veja Como se faz -34.


36- Como achar o determinante e inverter uma matriz 
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Inverter
Escreva a matriz na pilha operacional e pressione [1/X]

Exemplo:
Digite:
[[2 3][8 2]] [ENTER][1/X]

Resultado:
[[.1 .15]
 [.4 -.1]]

 

Determinante:

Exemplo:

Digite
[[5 6 7][8 9 7][-9 0 7]] e pressione [ENTER]
Digite DET e pressione [ENTER]

Resultado: 168

 


37- Como fazer e editar uma biblioteca (LIBRARY ou LIB)
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Passos para editar, criar e dividir LIBs estão explicados em LIB TUTORIAL
Por favor dê uma olhada nesta página.

 


38- Como achar a área sob um gráfico
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Há duas maneiras:

1-Integrando

Exemplo:

Encontre a área sob a curva y=sin(x) desde  0 até 3.

Use o Equation Writer e faça o seguinte:
 

3  

0

SIN(X) dX e pressione [EVAL]

Resultado: 1.989992496

2-Usando PLOT

a) Plote o g´rafico da função

b) marqu o primeiro ponto
Use [(X,Y)] para ver as coordenadas e    para mover o cursor.
Pressione [ NEXT ] para o ver o menu.
Pressione [FCN] e depois [AREA] no menu para marcar o primeiro ponto.
 

c) vá para o segundo ponto.
Pressione [ NEXT ] [PIC] para voltar.
Use [(X,Y)] para ver as coordenadas e    para mover o cursor.
Quando achar os pontos desejados 
pressione [FCN] e depois [AREA], no menu

Aparecerá algo como a figura abaixo:


Note:a área mostrada nesta figura é a área tomada entre dois pontos quaisquer.
Não é a área entre 0 e 3 da função y=sin(x)
 

 


39- converter decimal para fração
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HP48 possui um comando que permite facilmente converter decimal para fração

Exemplo:
Converter 0.4 para fração

a) digite .4 e pressione [ENTER]
b)pressione  [SYMBOLIC] [ NXT ] [->Q]

Resultado: '2/5'
 

 


40- Como resolver integrais mais rápido
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a) Limitando-se a precisão da calculadora 

b) definindo o modo FIX com 8 ou menos dígitos

c)integrando

Exemplo:

Integrar:
 

50  

0

 SIN(X) dX 

Pode-se comparar a precisão do resultado e o tempo que demora: 

FIX 3: 4 segundos. Resultado 0.035
FIX 5: 6 segundos. Resultado 0.03503
FIX 8: 11 segundos. Resultado 0.03503397
STD : 45 segundos. Resultado: 0.035033971516

Veja também o  Integral Tutorial - Documento
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